HISTÓRIA DA LES PAUL | Parte 1

By Beto Laureano - 12:26



Gold Top | Les Paul Model 1952.


A primeira guitarra sólida produzida em série por uma grande fábrica foi uma Les Paul, o que 99% das pessoas não sabem é que o modelo LP foi uma guitarra signature do próprio Les. Willian Lester Polfus ou simplesmente Les Paul era um dos maiores guitarrista da época e a Gibson procurava um nome de peso para fazer esse lançamento. Uma grande fábrica – Gibson - e um grande músico e inventor, não faziam idéia do que tinham em mãos, mas a qualidade de ambos e do resultado dessa parceria mudaria os rumos da música.
Vamos aos fatos:
Foi em maio de 1952 que a Gibson anunciou a guitarra que viria a ser o objeto de desejo de guitarristas de todo o Mundo. A Gibson Les Paul Signature Model. A guitarra que inicialmente seria um modelo de assinatura do próprio Les Paul, na época um renomado artista das seis cordas, começa a ganhar vida.

Com um par de captadores P-90, corpo feito em mogno hondurenho, tampo arqueado feito em maple, braço colado feito em mogno hondurenho, escala em jacarandá brasileiro e uma fenomenal pintura dourada que se tornou absolutamente clássica, a 52 tinha um timbre incrível e um visual inovador.

A ponte usada era a trapeze tailpiece, inventada por Les Paul por volta de 1945 na garagem de seu vizinho e amigo Phil Wagner, sendo a última peça a ser incorporada ao modelo que estava surgindo. Tratava-se de uma combinação de ponte e cordal unidos na mesma peça, conectados por duas longas hastes de metal que se prendiam na base do instrumento. Essas hastes tinham como resultado um bom sustain, o que agradava muito a Les. Outro fator importante é que essa ponte não tinha ajuste individual de cordas, contudo, possuia ajuste de altura podendo assim, se conseguir algum ajuste de entonação.

A maravilhosa pintura dourada começa a ser idealizada quando Les Paul pediu para Ted McCarty que na época era presidente da Gibson Guitar Corporation (mais tarde seria o inventor da ponte Tune-O-Matic utilizada até hoje nas guitarras LP, além dos captadores Humbucking e os modelos Flying V, Explorer, Moderne, SG e Firebird além de ter sido mentor de Paul Reed Smith) para fazer uma guitarra dourada com intuito de presentear um amigo que se encontrava hospitalizado. O acabamento era feito com uma liga de bronze e zinco misturada a um verniz transparente e pequenos flocos de bronze fazendo a guitarra refletir quando posta sob luz direta e parecer ser feita de ouro.

Os captadores P-90, inicialmente desenvolvidos em meados da década de 40, deram um toque refinado no timbre desta guitarra. As "barras de sabonete", como também são chamados, possuem ótima sonoridade e versatilidade saindo de um agudo brilhante e cristalino até um grave profundo. Ótimo ataque para solos e timbre sólido para a guitarra rítmica, esses captadores eram o par ideal para a Les Paul Model de 1952. Os P-90 eram muito populares na época e ainda hoje são bastante apreciados por guitarristas de todo o globo, desde músicos de jazz até nervosos guitarristas de punk.

Não demorou muito para esse fantástico instrumento cair nas graças dos guitarristas da época e logo era utilizado por grandes nomes do Blues como Muddy Waters. Suas características físicas e sonoras modificaram para sempre o modo de se ouvir e tocar guitarra, chamando a atenção de guitarristas de todos os etilos.

Inicialmente com preço de catálogo de $220,00 pela guitarra e mais $41,50 adicionais pelo case (opcional), hoje pode ultrapassar os $50.000,00 se estiver em bom estado, se tornando assim um raro e caro item de colecionador. Estando seus mistérios reservados ao alcance de poucos, podemos apenas invejar aqueles podem desfrutar de sua beleza dourada e som aveludado pessoalmente.

Devido a toda sua história, trajetória e tradição não há dúvidas de que a Gibson Les Paul Signature Model de 1952 foi a pedra fundamental para o início de toda magia que cercou este modelo ao longo das décadas até os dias de hoje.

Vejam belas imagens!
http://twitpic.com/27nlh6

Colaboração: Professor Fernado de Sá

  • Compartilhe:

Você pode curtir também

1 comentários

  1. oi tudo bem vi um anuncio seu de uma las paul com bigsby por acaso vc teria um bigsby ou ago semelhante pra seme acustica meu msn e martim.rock@hotmail.com espero a resposta abraço

    ResponderExcluir