A HISTÓRIA DA LES PAUL Capítulo 2

By Beto Laureano - 06:40

Vamos contar mais um capítulo da história das guitarras Les Paul e não dá para falar de Les Paul sem falar dos captadores humbucker, uma inovação que trouxe novos horizontes na construção de instrumentos elétricos e causou um grande impacto na música como conhecemos hoje, principalmente no Rock and Roll.

A INVENÇÃO DO CAPTADOR HUMBUCKER




   Um marco importante na eletrônica de guitarra foi introduzido em 1956 – o captador humbucking. No início de 1957 eles se tornaram padrão nos modelos Les Paul Goldtop e ES-175. Logo em seguida foi adicionado a outros modelos da linha Gibson.
           
       O princípio não era exatamente novo, uma vez que Seth Lover e outros já tinham usado a idéia do transformador opositor fora-de-fase em amplificadores com circuitos saturados. Os primeiros exemplos remetem ao final do século 19 em diversas outras aplicações. Mesmo Leo Fender colocou no mercado a sua guitarra havaina StringMaster com dois captadores single-coil ligados juntos com o princípio do humbucking sendo ativado quando os dois captadores trabalhavam juntos. Ele usou a mesma idéia no captador split-coil do Precision Bass em 1957.
           
        A necessidade de ter instrumentos elétricos sem ruídos para concertos, transmissões de TV e especialmente gravações era uma demanda importante. Os músicos precisavam sempre se curvar e/ou achar uma posição que produzisse menos ruído, o que acabava sempre afetando a espontaneidade de quem toca, além do que, era muito comum acontecerem interferências elétricas causadas por postes de luz próximos ou ferramentas elétricas sendo utilizadas na vizinhança.


         Segundo Ted McCarty que foi presidente da Gibson de 1950 a 1966 a idéia de construir o humbucker surgiu de um instrumento francês chamado clavinet que tinha captador mas não tinha ruído. Mccarty foi à Paris para conversar com o engenheiro que tinha projetado aquele captador e ele descobriu que era um captador de duas bobinas que tinham sido invertidas de forma que o hum era cancelado.


      Esquema de montagem de um captador humbucker como é feito hoje em dia.
  


             Após Ted retornar da Europa em 1954, ele logo acionou Seth Lover (sob a supervisão de Walt Fuller's) para começar a projetar um novo captador que resolveria o ruído indesejado dos já populares P-90 single coil. Este ruído de 60 ciclos era uma praga presente desde a origem da guitarra elétrica.

        Para acabar com isso eles descobriram que usando duas bobinas enroladas na mesma direção mas conectadas de uma forma que eles estejam fora de fase entre si iriam captar voltagens idênticas vindas de um campo externo, mas por causa da conexão eles cancelam o ruído captado externamente. A vibração da corda sobre elas induzem uma tensão de voltagem em uma bobina e a tensão oposta na outra bobina. E por conta da conexão estas voltagens se somam e os campos eletromagnéticos que estão distantes da corda se cancelam. Desta forma eles conseguiram um captador com uma saída mais forte uma vez que se têm duas bobinas adicionando voltagem.


Traduzindo: O captador humbucker consiste de duas bobinas simples como no single-coil, e sendo single-coil elas produzem ruído. A diferença está na maneira como elas estão conectadas. Se as duas bobinas estivessem na mesma direção as duas produziriam ruído; mas como uma bobina possui a polaridade invertida o ruído que é produzido por uma bobina é cancelado pelo ruído da outra e é assim que funciona o humbucker. Além de cancelar o ruído Seth Lover descobriu como pegar o sinal elétrico das duas bobinas e somá-los para que o captador tivesse uma saída mais forte dos que os tradicionais single-coils.


Seth Lover segurando o protótipo do PAF. A foto foi feita na casa de Seth em Garden Grove na Califórnia em 1978 pelo famoso construtor de captadores Seymour W. Duncan que considerava Seth Lover um grande mentor.
               
                    Eles levaram até o meio de 1955 para desenvolver o novo captador. Os captadores protótipos de Seth provaram que a idéia funcionava bem. Eles deram entrada no importantíssimo pedido de patente número #2,896,491 em 22 de junho, e basicamente deixaram o processo correr enquanto lançavam outros produtos Gibson. Existe uma conhecida Les Paul Goldtop experimental com dois protótipos de captadores humbuckers com capas feitas à mão e molduras. Uma vez que a Gretsch lançou o novo captador Filtertron em 1956, a Gibson foi logo preparar também o seu lançamento. Ainda no ano de 1956 começaram a chegar no mercado as primeiras Gibson Les Paul com captadores humbuckers moldando a música como conhecemos hoje.


Seth Lover segurando o protótipo do PAF. 
Foto feita pelo famoso construtor de captadores Seymour W. Duncan

                   Os primeiros captadores humbuckers vinham com um adesivo escrito "PAF" e eles acabaram ficando conhecidos por este nome, o que muita gente não sabe é que PAF significa  "pattent applied for", ou seja, que tem um pedido de patente registrado. A Gibson deu entrada no processo para registrar a nova invenção em 1955 mas o registro de patente só saiu mesmo em 1959 quando os humbuckers já eram padrão no mercado de guitarras.




                                   Cópia das ilustrações do humbucker no pedido de patente

Fonte:
- "The early years of the Les Paul Legacy 1915-1963 by Robb Lawrence
- Fotos retiradas da entrevista feita com Seth Lover por Seymour W. Duncan em 1978 disponível no link:
http://home.provide.net/~cfh/seth.html



















  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários