HISTÓRIA DA FENDER | Parte 1

By Gustavo Sá Fortes - 13:49

O NASCIMENTO DA FENDER

Muitas histórias da Fender escritas da perspectiva da guitarra elétrica começam com o nascimento do modelo telecaster (originalmente chamada Esquire, depois Broadcaster) em 1950 e 1951, mas as raízes da empresa na indústria de instrumentos musicais começaram alguns anos antes disso.


Leo Fender abriu uma loja de discos e de conserto de rádios em 1939 na cidade de Fullerton, distrito de Los Angeles onde ele rapidamente adquiriu uma clientela devota entre os músicos locais nesta crescente cidade da Califórnia.


A Foto acima mostra a loja Elingson que atualmente ocupa o espaço que um dia já foi usado por Leo Fender para montar a sua loja de conserto de rádios e que foi o seu primeiro empreendimento. Recentemente a prefeitura de Fullerton na Califórnia tombou o endereço como patrimônio histórico da cidade.

De Volta aos anos 40, não demorou muito para Leo começar a alugar equipamentos de PA e a fazer consertos em instrumentos e, eventualmente, construir amplificadores e guitarras de colo ele mesmo.

Em 1945, Fender se juntou com o músico local Doc Kauffman para  montar a companhia K&F (Kauffman & Fender) para produzir uma linha limitada de  guitarras tipo lap-steel e amplificadores. Essa empreitada não durou muito tempo, depois da saída de Kauffman em 1946 Leo Fender montou uma nova empresa chamada Fender Manufacturing que foi renomeada como Fender Electric Instrument Company no ano seguinte.


Na época, os “astros” da guitarra eram os guitarristas de lap-steel . Fender servia tanto a artistas do country como do western swing do sul da Califórnia naquela época. Os guitarristas de Steel continuaram sendo o principal público-alvo da Fender nos primeiros anos mas este capítulo é normalmente esquecido na maioria das discussões sobre a história da Fender.


Para quem não está familiarizado com o que é uma guitarra lap steel a foto acima mostra muito bem, é um tipo de guitarra que se toca sentado com o instrumento apoiado no colo e se utilizando um slide de dedo. Alguns músicos modernos como Ben Harper e Jack Johnson resgataram o lap steel em algumas de suas músicas nestes anos 2000.

Acima o projeto de um lap steel fabricado pela fender de meados de 1944

E foi a partir de 1946 que Leo Fender começou a desenhar a revolução que viria a ser o modelo telecaster e que foi o primeiro passo para colocar o seu nome na história da música e que falaremos mais no  próximo capítulo.

  • Compartilhe:

Você pode curtir também

1 comentários

  1. Parabéns pelas informações tão preciosas para a História da Música e a compreensão do fenômeno Rock´n Roll. Gostaria de saber sobre a Bibliografia para consulta.

    ResponderExcluir