História da gaita

By betolaureano@gmail.com - 08:05

História da gaita

Harmônica de Boca:

É um instrumento rico em sonoridade, versátil e envolvente pela nostalgia que expressa em seu timbre, mesmo quando ainda não representava uma revolta contra a atual poluição sonora encontrada nas músicas enlatadas dos discos e televisões. A harmônica sempre exerceu um fascínio sobre as pessoas, especialmente os solitários como pastores, vaqueiros, marinheiros ou itinerantes.

Instrumento milenar, de origem controvertida e pouco conhecida. Existem relatos de que sua invenção tenha sido realizada pelo imperador chinês Huang Ti que há aproximadamente 4.500 anos atrás construiu um instrumento chamado sheng, que significava voz sublime, e era feito de cinco tubos de bambu, cada um com uma palheta de comprimento diferente que reproduzia a primitiva escala chinesa de cinco notas.
Mas a verdadeira história da gaita começou em 1821 inventada por um fabricante de relógios chamado Christian Buscaman, tendo como princípio o sheng existente há alguns séculos. A princípio as gaitas eram produzidas por relojoeiros como hobby. Foi porém, em 1857, na Alemanha, em uma pequena cidade chamada de Trossingen, situada na orla da Floresta Negra quando o relojoeiro Mathias Hohner começou a fabricar gaitas. Naquele ano, foram produzidas 650 unidades. Em 1880 a produção atingiu mais de um milhão e, em 1900 foram produzidas sete milhões de gaitas. Trossingen tornou-se para os harmonicistas uma cidade de valor inestimável.

Entretanto, apesar de ter sido criada na Alemanha, a imigração alemã por todo o mundo na segunda metade do século XIX contribuiu para a difusão da gaita. Nos tempos da guerra civil americana a gaita já estava bem estabilizada nos Estados Unidos. A princípio a gaita era utilizada para as musicas folclóricas, músicas para violino, marchas, hinos e semelhantes; mas em algum lugar no caminho ela foi tomada pelos negros, onde previamente o potencial de um instrumento de Blues começou a aparecer; pois não há dúvidas de que as notas "Blue" da escala vocal africana, o gemido e o choro dos cortadores dos campos, poderiam ser reproduzidos com sucesso por este instrumento. Pelos anos 20, a Gaita Diatônica, também conhecida como Gaita Blues, já era muito conhecida no sul dos EUA.
Após a 2º Guerra Mundial houve uma grande migração da população negra da zona rural para os centros urbanos, especialmente Chicago. Começando pelos anos 30, quatro gigantes da Gaita Blues gravaram e tocaram em Chicago: Sonny Boy Williansom, Little Water, Big Walter e Rice Miller.

Depois disso muitos músicos famosos como Mick Jagger, John Lennon, Neil Young, Bob Dilan, utilizaram a Gaita em suas músicas, ajudando assim estabilizá-la como um instrumento de Blues e Rock.
Após os anos 80, houve um aumento do interesse pelo Blues fazendo com que a Gaita Blues ficasse seguramente plantada no meio da cultura musical.

São diversos tipos de harmônicas existentes como as gaitas para solo, acompanhamento e efeitos especiais, com diversos modelos como as que apresentam apenas um bocal, com dois, três e até seis bocais, outras com bocal reto, enquanto algumas possuem o bocal curvo. As harmônicas podem ter vozes simples, oitavadas ou sonoridade trêmula. Algumas são tocadas soprando e aspirando, outras somente soprando.

Entre esta enorme diversidade de tipos e modelos, as mais conhecidas e usualmente empregadas são as harmônicas para solo. Estas pertencem a dois tipos distintos: harmônica tipo diatônica e harmônica do tipo cromática.

Através dos anos, a Hohner destacou-se no mercado internacional fabricando gaitas reconhecidas mundialmente, tendo produzido cerda de 1.500 modelos diferentes de harmônicas. Uma fabricação fora de série, feita sob encomenda para o Papa Pio XI, destacou-se pela sua riqueza o qual todas as peças de metal, com exceção das palhetas, eram de ouro maciço. Um outro modelo curioso possuía um cordão e foi fabricado para que os africanos que não usam bolso pudessem pendurá-la no pescoço.

No Brasil a gaita começou a ser popularizada somente nos anos 20 quando a Hohner enviou alguns representantes ao país para difundir o instrumento. O sucesso foi tão grande, que alguns anos depois, nascia a fábrica de gaitas "Alfredo Hering S/A", hoje "Harmônicas Hering Ltda."
 
Instalada em Blumenau, Santa Catarina. Há muitos anos a Hering vem proporcionando um contínuo aperfeiçoamento na qualidade de seus instrumentos. Devido a esta evolução, a gaita fabricada no Brasil atingiu um nível internacional de qualidade, sendo exportada para outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa.



  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários