A GUITARRA DE 1 MILHÃO DE DÓLARES

By Beto Laureano - 12:21


Acima o gráfico de valores estimados da guitarra até os dias de hoje. Um Quadro hoje chega a valer centenas de milhões de dólares. Quanto valerá essa guitarra em 50 anos?Gibson Les Paul 1959 ou simplesmente “Burst”


Saudações meus amigos músicos, guitarristas ou amantes de música. Quando imaginei esse blog, o primeiro post que me veio à cabeça foi esse: o da guitarra mais valiosa do mundo, ou melhor dizendo, o modelo/safra. Trata-se do modelo mais admirado pelos colecionadores e amantes de raridades: a Gibson Les Paul fabricada em 1959 ou simplesmente “Burst”. Com o pouco tempo de pesquisa, porém, resolvi “abrir” esse post em alguns capítulos, a principio três, mas o assunto é vasto e não prometo que conseguirei escrever apenas três capítulos. Será? Acredito que não. Tentarei manter esse assunto sempre vivo no Blog...

Os modelos Les Paul, nessa época, não se chamavam Standard. Somente anos mais tarde ela recebeu essa nomenclatura. Nessa época ela se chamava apenas Les Paul, anos mais tarde, com vários modelos em linha, a fábrica resolveu chamar esse modelo de Standard.
As guitarras fabricadas no ano de 1957 cor Gold top, com captadores P 90, as primeiras LP burst de 1958, já com humbuckers e com acabamento hoje chamado de Plain top e as de 1960 tem valores altos. A 1959, porém, é a imbatível e preferida dos colecionadores. Elas chegaram a ser negociadas por cifras estratosféricas, impensáveis para nós Brasileiros, como U$ 400.000,00 dólares!!!! Muita grana, muita mesmo. Porém nos USA, Europa e Japão existem muitos milionários que pagam essa soma de dinheiro.


O que leva uma pessoa a pagar esse valor por essa guitarra? Ela vale isso? As respostas para essas perguntas se fundem e se completam. Na história do comércio da humanidade impera uma lei que dificilmente é quebrada - a lei da oferta e da procura. Certa vez o governo Brasileiro tentou congelar os preços em 1986, o famoso plano cruzado, quando ele acabou o Brasil mergulhou numa hiperinflação que perdurou 8 anos. Dito isso podemos explicar o valor dessa guitarra, uma equação complexa que envolve, a citada lei de mercado, uma conjunção astrológica de fatores: qualidade de madeiras, mão-de-obra e hardware. 


Pela primeira vez foi aplicado o “burst” em uma guitarra de série e o mais importante de tudo: além desses, muitos outros como Michael Bloomfield, Joe Walsh (James Gang), Martin Barre (Jethro Tull), Mick Taylor (Rolling Stones), Paul Kossoff (FREE), Peter Green (Fletwood Mac), Jimi Page (Led Zeppelin), Joe Perry (Aerosmith), Billy Gibbons (ZZ Top), descobriram que a Les Paul 59 tinha algo mágico.
Os colecionadores olham para ela e se lembram de algo que não tem preço, a juventude. Isso mesmo, ela mesmo. Hoje, com 40 anos, já sinto falta dela. Tendo em mãos uma raridade, e dessas, eles se sentem jovens de novo, difícil essa vida de milionário né...


Será que ela existe mesmo? Confira no documentário abaixo algumas curiosidades e imagens especiais.


Vejam bels fotos:

http://twitpic.com/photos/BARRAMUSIC
Assista ao video:

http://www.youtube.com/watch?v=KjGaJj_-itE&feature=related

A Gibson captou o interesse do público e leva muita à serio a reprodução dessas guitarras, sendo que a fabrica Custon dedica boa parte dessa produção para os modelos V.O.S. Esse é o assunto do segundo post da saga Les Paul 1959...


  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários