ANIVERSÁRIO DO MESTRE LES PAUL

By Beto Laureano - 08:22




Se fosse vivo, Lester William Polsfuss, mais conhecido como Les Paul, músico e co-criador da famosa guitarra Gibson Les Paul, faria ontem 96 anos. Esta data é muito importante para que possamos celebrar a vida do homem que possibilitou através de sua invenção que milhares de pessoas ao redor do mundo se emocionarem com a música que sai de suas guitarras.

O dia ontem foi de homenagens, o site do Google trasnformou o seu logo numa guitarra que podia ser tocada virtualmente.Nós aqui da Barramusic não podíamos deixar de fazer também a nossa homenagem, em especial o Prof. Beto Laureano, que de tamanha paixão que possui pelas guitarras Les Paul se auto intitula "Rei da Les Paul" e trabalha para ter sempre na loja os melhores exemplares desta querida guitarra.

Para quem não conhece a história, Les Paul é uma das principais figuras do rock pelo seu trabalho no desenvolvimento da guitarra elétrica, presente na maior parte das bandas de hoje em dia. O norte-americano foi pioneiro na utilização de várias técnicas para a criação de efeitos sonoros de guitarra, assim como na arte de lidar com o instrumento de seis cordas. Les Paul também foi o criador do sistema de gravação multi-pista que revolucionou a forma de se fazer discos e que hoje é uma técnica básica de qualquer gravação profissional.

A primeira guitarra Gibson Les Paul, criada por Ted McCarty em colaboração com Les Paul, foi comercializada em 1952. Esta viria a ser uma das mais icónicas guitarras eléctricas da história da música, preferida por estrelas como Slash, Jimmy Page, Pete Townshend, Peter Frampton, Gary Moore, Ace Frehley, Billie Joe Armstrong, Zakk Wilde e Eric Clapton.

Les Paul morreu, vítima de pneumonia, no dia 12 de Agosto de 2009, aos 94 anos.

  • Compartilhe:

Você pode curtir também

1 comentários

  1. Boa tarde.
    Eu também compartilho desse grande amor pelo modelo Les Paul e sonhava em ter uma jóia destas ha mais de vinte anos, mas como não tenho condições de comprar uma Gibson, optei por adquirir uma Vintage V-100 AFD Paradise feita em mogno com tampo em maple, esse modelo foi baseado na réplica da Gibson Les Paul Standard 1959 do guitarrista Slash. E foi através deste que conheci e passei a amar essa guitarra, este é um dos meus guitarristas favoritos. Depois conheci um pouco da história do grande Les Paul e me tornei fã deste também e hoje lamento a sua morte que foi uma grande perda para o mundo da guitarra e da música.

    ResponderExcluir