ALDER

By Gustavo Sá Fortes - 11:57


O Alder, também conhecido no Brasil como Amieiro é uma madeira usada extensivamente na construção de corpos de guitarra e baixos por causa do seu peso leve e do som rico. O Alder é reconhecido por ter um dos sons mais balanceados entre as madeiras, com doses iguais de graves, médios e agudos.

Botanicamente falando, o Alder é uma árvore de ripícola mediterrânea (árvores que crescem ao longo do curso de rios) e é encontrada em toda a região dos Estados Unidos mas que também pode ser achada em Portugal, na Região sul dos Andes e no Chile.

Os veios do Alder são bem fechados o que facilita o acabamento e a pintura dos instrumentos. A cor natural do Alder é clara, levemente “bronzeada” e sem muitas linhas aparentes o que o torna fácil de reconhecer se comparado com o Ash que tem veios mais fortes e aparentes.

O Alder (amieiro) é o material clássico usado no corpo das Stratocaster (embora os primeiros modelos tivessem corpo em freixo (Ash). O Amieiro é de fácil manuseio na fabricação. Entre as facilidades que ela oferece é que por ser uma madeira pouco porosa ela não precisa de muito selador para que se realize o acabamento. 
A Fender é a empresa que mais se utiliza do Alder na construção de seus instrumentos desde modelos mais simples até as guitarras e baixos Custom Shop.
Abaixo alguns exemplos do uso de Alder nos instrumentos da Fender. 
Fender Std. Strato com corpo em Alder - Mexicana
Veja no detalhe a figuração do Alder na guitarra Fender American Special Stratocaster com corpo em alder.
Guitarra Fender American Special Strato com corpo em Alder – Americana

 Baixo Fender Precision Bass Steve Harris Signature com corpo em Alder - Japonês


  • Compartilhe:

Você pode curtir também

5 comentários

  1. Fiquei super feliz com esse "achado"!! Parabéns pela iniciativa de ir além de só comercializar, divulgar informação é uma excelente forma de se formar público e consumidores!!!

    ResponderExcluir
  2. Qual madeira nacional se assemelha ao alder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a grapia (garapeira). Mas imagino que com características de timbre bem distintas.

      Excluir
  3. Bom dia vc possue um bloco da madeira amieiro (alder)se tiver por favor me avise:
    Fabio 11-95159-2407 obrigado abs!

    ResponderExcluir