KOA

By Gustavo Sá Fortes - 19:45




Koa é semelhante ao Mogno na densidade e no peso. A madeira tem veios de tons marrons que podem criar figurações interessantes. Quanto ao timbre, essa madeira realça os agudos e deixa os graves bem definidos.

Koa soa especialmente bem quando combinado com Pau Ferro ou escala em ébano, indicada para veener e braço. Koa é uma madeira que não é muito comum de se encontrar na fabricação de instrumentos musicais, a Fender fez em 2006 edições limitadas dos modelos Telecaster e Stratocaster de madeira e a Taylor fez o modelo signature da cantora Taylor Swift em Flamed Koa.

Acacia koa é uma espécie de leguminosa do gênero Acacia, pertencente à família Fabaceae, é a segunda árvore mais comum das Ilhas Havaianas encontrada principalmente nas ilhas de Maui e Oahu. Os antigos havaianos usavam muito esta madeira para esculpir canoas e mais tarde pranchas de surf.

Koa é altamente valorizada no mercado por causa de sua disponibilidade limitada e ainda mais se for figurada, a madeira de Koa é também uma que está sujeita a possuir as anomalias mais comuns como Curly e Flamed. Um tampo em koa “cru” pode custar ate U$ 300,00.

Exemplo de Les Paul com tampo em Koa figurado


Tronco de Koa cortado que permite uma boa visualização da cor da madeira

Exemplo de guitarra com tampo em Koa
Fender Koa Telecaster Ltd. Edition



  • Compartilhe:

Você pode curtir também

3 comentários