TOUR NA FENDER 1959

By Gustavo Sá Fortes - 10:23


O vídeo abaixo é um grande achado da internet.

O Vídeo filmado em Super 8 e  restaurado digitalmente por um empresa americana mostra um tour pela fábrica original da fender na cidade de Fullerton na Califórnia feito no ano de 1959 !!

Logo no começo do vídeo podemos ver o senhor Leo Fender com um belo sorriso no rosto !

E alguns outros detalhes muito interessantes podem ser percebidos no vídeo também, um que chama atenção é como todos os processos de corte e preparação das madeiras eram manuais. As máquinas de corte CNC que hoje são todas automatizadas eram operadas manualmente e estava na destreza do operador da máquina grande parte da qualidade do corte.

Outro detalhe interessante é que já haviam muitas mulheres trabalhando na fábrica naquela época. Elas normalmente eram designadas para trabalhos que exigiam mais capricho e paciência como a construção de captadores e o acabamento enquanto os homens faziam o trabalho mais braçal de corte e preparação das madeiras.

Outro detalhe que mostra tempos mais inocentes com relação à segurança no trabalho, em que praticamente nenhum funcionário está usando avental, luvas de proteção e é possível ver inclusive funcionários trabalhando sem camisa.

Para todos nós que amamos guitarras este vídeo é um documento histórico imperdível !!   


  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários