GIBSON J 200 MASTER MUSEUM "THE BLACK PEARL"

By Gustavo Sá Fortes - 11:41

Por Gustavo Sá Fortes



Hoje vamos contar a história de um violão muito especial o Gibson J-200 Black Pearl. Este violão faz parte de uma série de violões gibson chamada “Gibson Master Museum Acoustic Guitar” que são violões normalmente de peça única e extremamente detalhados. Estes violões chegam a custar 50.000 dólares (cinquenta mil) ou mais.

Esta história chegou aos ouvidos do Prof. Beto através do motorista do ônibus da Gibson que ele conheceu  quando fez o Gibson tour em 2010.



O vídeo abaixo faz uma apresentação dos instrumentos Master Museum e muitas das imagens do vídeo são da estrela do nosso post o violão feito baseado no filme “Piratas do Caribe”

Para contar a história do violão a gente precisa contar um pouco da história do luthier que o construiu: Ren Fergunson. Ren é um dos luthiers mais renomados da fábrica de violões da Gibson que fica no estado de Montana.
Na entrevista mostrada no vídeo abaixo Ren conta porque decidiu construir um violão baseado no filme Piratas do Caribe e mostra algumas imagens do violão. Para quem não entende inglês contamos a história para vocês abaixo

Quando criança, Ren morava muito perto da disneylândia e adorava o brinquedo "piratas do caribe", inclusive já adolescente ele costumava levar algumas meninas no brinquedo pois era um lugar escuro.


Quando soube que a Disney iria fazer um filme baseado no brinquedo "Piratas do caribe" ele pensou que apesar de  não ser um grande fã de cinema esse era um filme que ele tinha que ver, e adorou. Primeiro por que era muito cativante e bem parecido com o brinquedo.


Uma cena do filme em particular que deixou Ren bem intrigado foi quando o capitão Jack Sparrow, personagem do Jhonny Depp fala com a personagem de Keira Knightley sobre o navio Pérola Negra. No filme ela pergunta por que o navio era tão importante para ele e o capitão responde: “O navio é mais do que uma quilha, um casco, um deck e velas – o navio é liberdade”




E essa frase cativou o coração de Ren Fergunson por que ele tinha exatamente o mesmo sentimento sobre as guitarras  e violões e o que elas representam.

Uma vez que o filme saiu em DVD, Ren comprou uma cópia e assistiu várias e várias vezes tentando buscar idéias para construir peças que pudessem manter a sua funcionalidade em um violão mas que também fizessem uma referência clara ao filme.


O filho dele, Matt, que trabalha no departamento de relações públicas da Gibson toca numa banda com pessoas da indústria do cinema e que estiveram envolvidos na criação do filme; com essa oportunidade na mão, Matthew , filho de Ren, falou com os produtores do filme sobre o interesse do pai em construir um violão baseado no Piratas do Caribe e conseguiu uma permissão para chamar este violão de "Pérola Negra".

Depois de algumas negociações, os produtores do filme compraram a idéia, resolveram encomendar o violão e ficou decidido que o instrumento iria pertencer a série Master Museum de violões Gibson que são peças únicas e extremamente detalhadas.

A foto mostra os rascunhos e o protótipo da ponte feito por Ren Fergunson

Os produtores então mandaram para ele algumas moedas originais do ouro asteca que existe no filme para que Ren pudesse ter maior precisão na reprodução dos detalhes das moedas inseridas no violão. E ele continuou fazendo rascunhos e inserindo partes no violão que significassem algo para ele, porque como foi dito antes, não é apenas spruce, maple, rosewood e ébano...é liberdade.

Então, Ren finalizou o Pérola Negra, o violão que ele sonhou em fazer. A Disney comprou o violão da Gibson por um valor que não foi divulgado mas especula-se que chegou a U$ 100.000 (cem mil dólares) e deu de presente para Jhonny Depp. 



Ren, por não ser muito fã de cinema não conhecia o nome de Jhonny Depp e muito menos sabia que o ator além de ser um bom guitarrista é também um colecionador de violões e guitarras. Jhonny Depp recebeu o violão e Ren ficou muito feliz ao ver o ator vestido com o figurino do pirata Jack Sparrow no trailer do set de filmagem com um grande sorriso no rosto tocando o seu violão "Pérola negra".



  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários