YouTube: bom para a música, bom para os músicos

By Victor Garrido - 12:11


O acervo do YouTube parece infinito, tamanha é a variedade de conteúdo. Para quem gosta e/ou vive de música, a plataforma é um verdadeiro paraíso, pois permite encontrar desde vídeos e imagens raras de shows até os últimos lançamentos e novidades do meio musical. Isto inclui novos clipes, novas músicas, fofocas (por que não?), instrumentos, vlogs, enquetes, lives e muito, muito mais.
Para artistas novos e desconhecidos, o desafio é divulgar seu trabalho e conquistar relevância em meio a tantos colecionadores de likes e views. Claro que o talento e a qualidade das músicas são pré-requisitos fundamentais, mas a busca por espaço no YouTube tem seus segredos e técnicas, largamente difundidas por quem já chegou lá ou por aqueles que se autointitulam “especialistas em marketing musical”.
Conhecer o playbook do Youtube é um bom começo, pois nele se encontram os primeiros passos e boas dicas para a promoção de negócios (sua música é o seu negócio, não esqueça). Se você tem alma de artista é quer conseguir o seu lugar ao sol de forma somente espontânea, não se preocupe: há várias dicas para isso também.
Entre elas, a produção de “covers” está entre as mais recomendadas, pois, sendo bem feitos, costumam atrair a atenção de quem gosta da música e, em alguns casos, do próprio autor ou intérprete, o que amplia exponencialmente as chances do seu vídeo viralizar. Neste caso, vale dar preferência a músicas de artistas que interagem frequentemente nas redes sociais.
Criar um canal, ou vlog, é uma estratégia interessante, pois permite a você ter controle sobre o conteúdo, cujo foco, naturalmente, será o seu trabalho. Não tem dinheiro para produzir clipes? Peça para filmarem suas apresentações e poste. Seja criativo e alimente o seu canal com frequência. Fale sobre seu processo de composição, mostre pequenos trechos das suas novas músicas em um dia, no dia seguinte apresente o restante, crie intimidade com os seguidores, seja autêntico. E busque referências e exemplos do que já deu certo.

Canal da BarraMusic tem entrevistas e outras atrações
A BarraMusic (barramusic.com.br) respira música 24 horas por dia, e o seu canal no Youtube - que estreou em março deste ano e já conta com mais de 8.500 inscritos - é um ponto de encontro para quem quer conhecer as últimas novidades em guitarras e outros instrumentos, além de assistir a entrevistas com verdadeiras feras das cordas e da música de uma forma geral.
A iniciativa, fruto de um investimento de 30 mil reais, é rara no Brasil e oferece aos usuários o acesso a informação de qualidade e conteúdo sempre relevante, produzido com responsabilidade e conhecimento de causa.  A criação do canal é mais um passo da BarraMusic no sentido de ampliar o contato com seu público, apaixonado por música. A presença no YouTube abre mais um espaço de exposição e troca de ideias e informações sempre atualizadas sobre músicos, marcas e tendências.
Vídeos com nomes como Robertinho de Recife, Ozielzinho, Fernando Magalhães (Barão Vermelho), Ney Nakamura (Presidente da Tagima), Marcos Brandão (da Pride Music, importadora oficial da Fender no Brasil), e o guitarrista Carlos Maranhão, entre muitos outros, estão no acervo do canal, comandado por Beto Laureano, proprietário da BarraMusic, que ressalta que isto é apenas o começo, pois muitas novidades ainda virão por aí.
Coberturas de feiras de instrumentos musicais, lives frequentes e bate-papos pra lá de animados com gente que ama e vive da música são outras atrações do canal. Quer conhecer mais? Clique aqui: BARRAMUSIC

  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários