Primeira Aula de Gaita

By betolaureano@gmail.com - 08:08


PRIMEIRA AULA DE GAITA

A primeira aula consiste basicamente nos exercícios de sopro. O objetivo inicial do aluno é soprar e aspirar em apenas um dos buracos da gaita de boca.
Esse processo de conseguir tocar apenas uma nota é o primeiro passo para se aprender a tocar gaita e demora de uma a seis semanas dependendo do aluno.Esse processo é progressivo e o som vai ficando limpo ( tocar uma só nota ou uma só casa ) aos poucos. Mas não ficaremos apenas treinando nesse período, veremos paralelamente musicas faceis e algumas sequências harmônicas simples

Importante

Sempre que passar de uma nota para outra faça isso escorregando na gaita, não tire a gaita da boca para mudar as notas.Mantenha sua boca salivada evitando assim que sua boca fique torta ao escorregar na gaita mantenha a gaita reta para que o ar entre de forma correta no buraco fazendo a palheta vibrar de uma forma correta

Legendas
S- soprar
A- Aspirar

Primeiro passo

Segurar a gaita posicionando as notas graves do lado esquerdo e os agudos do lado direito ficando os números para cima. Primeiro tente conseguir o som da primeira nota soprada (1S- Do) essa é a nota mais fácil pois do lado esquerdo dessa nota não há buracos apenas nos preocupando com o lado direito Ouça a faixa do cd onde temos o som suja ( 2 notas ) depois corrigindo a embocadura ficando só com o som da casa um. Para facilitar a leitura usaremos os seguintes códigos :S soprar ,A aspirar.
Segundo passo: Exercícios de sopro
Depois de conseguir o som da primeira casa tentaremos o som da segunda, sempre soprada. Repita o primeiro passo quando conseguir um som puro da primeira casa passe para a segunda, se o som ficar sujo ( muito provável ) tente somente parar de soprar quando conseguir um som puro da segunda casa.

Ficando escrito assim o 1º exercício : 1s 2s
Vamos agora repetir o exercício anterior passando da segunda para a terceira nota usando o mesmo principio de só partir para a nota seguinte quando a nota estiver limpa
Ficando escrito assim o 2º exercício:1s 2s 3s

Por ultimo fazer da primeira quarta casa e voltando para a primeira

Ficando escrito assim o 3º exercício: 1s 2s 3s 4s 3s 2s 1s
Quando você conseguir tocar uma nota só , pratique apenas a ultima parte do exercício: Soprar as casas 1,2,3,4 depois retornar soprando 4,3,2,1 ( 4º exercício ). A partir do momento em que você esteja seguro e com uma boa embocadura passe para os exercícios abaixo.
O Quarto exercício:
Do Mi Sol Do Do Sol Mi Do
1S 2S 3S 4S 4S 3S 2S 1S
-Procure manter a rotina diária de exercícios, pratique todo dia mesmo que apenas seja cinco minutos.
Dica : Vá decorando as notas das casas , é muito importante!
O Quinto exercício é semelhante ao primeiro. Tocaremos agora na região média da gaita. Musica 1
Do Mi Sol Do Sol Mi Do
4S 5S 6S 7S 6S 5S 4S
O Sexto exercício é semelhante ao segundo só que aspirado,
Re Fa La Si La Fa Re
4A 5A 6A 7A 6A 5A 4A

Objetivo dos exercícios:

1º O objetivo principal é tirar o som de apenas uma casa
2º Treinar a embocadura ( forma da boca )
3º aquecer
Aa casas 2 e 3 aspiradas são de difícil execução. Por isso deixe elas para a segunda semana de treino.

Escala Diatônica ou natural

Um dos nomes da gaita que tocamos é diatônica devido a escala utilizada na construção da gaita. Essa escala é a mais usada na musica pop e é a base para estudo teórico. No caso da gaita em C chamamos de escala natural pois não possui nenhuma nota alterada ( # ou b ) ficando fácil de montar e decorar a escala
A escala natural possui sete notas nessa ordem Do, Re ,Mi, Fa, Sol, La , Si.Tocar acrescentando o Do, ficando assim o exercício/escala:
Do Re Mi Fa Sol La Si Do
4S 4A 5S 5A 6S 6A 7A 7S
Repare que a partir do 7º buraco invertemos a ordem das notas ou seja primeiro aspiramos e depois sopramos ficando, em um buraco, primeiro (aspirando) a nota mais grave e depois (soprando) uma nota mais aguda. Esse mecanismo é usado para que sempre que soprarmos a gaita tenhamos uma dessas três notas Do, Mi, Sol mas isso é assunto para a segunda aula .


Carruagens de Fogo

4S 5A 6S 6A 6S 5S
4S 5A 6S 6A 6S
4S 5A 6S 6A 6S 5S
4S 5A 5S 4S 4S
7S 7A 6A 6S 7A 6S 6A 5A 6S
7S 7A 6A 6S 7A 6S
7S 7A 6A 6S 7A 6S 6A 5A 6S
4S 5A 5S 4S 4S

Suzuna

4S 4A 5S 6S 6S 6A 6S 5S 4S 4A 5S 5S 4A 4S 4A
4S 4A 5S 6S 6S 6A 6S 5S 4S 4A 5S 5S 4A 4S 4S
5A 5A 6A 6A 6A 6S 6S 5S 4S 4A
4S 4A 5S 6S 6S 6A 6S 5S 4S 4A 5S 5S 4A 4S 4S
Três elementos básicos da musica

A música é constituída de três elementos básicos :harmonia ,ritmo e melodia.
Ritmo:conjunto de figuras de tempo
Melodia:conjunto de notas+ritmo
Harmonia:conjunto de acordes+ritmo
A gaita (harmônica) é um instrumento de melodia.É possível,porém ,fazer o acorde do tom da gaita .Acorde é um conjunto de três ou mais notas
Exemplo: Acorde de Do em gaita “C”
O acorde de Do possui as seguintes notas: Do,Mi,Sol
Sempre que sopramos a gaita temos uma dessa três notas,nessa mesma ordem,ou seja:
Sempre que soprar três ou mais notas da gaita conseguiremos um acorde de Do
A partir dessa ideia surgiu o efeito chamado TREM , pois imita o som de uma locomotiva.
Uma das possibilidades mais interessantes e divertidas da gaita, o trem nada mais é do que fazer harmonias simples na gaita. São limitadas as opções porém muito interessantes.
Para entendermos o trem é necessário entendermos o ultimo capitulo dos três elementos básicos da musica.



Como tocar o TREM: 
Do Mi Sol 2X
1s 2s 3s
Re Sol Si
1a 2a 3a 2X

O acorde de Sol é formado pelas notas Sol, Si, Re portando 1, 2 e 3 aspiradas

Concha

É o efeito mais simples para se fazer na gaita e consiste em “segurar” o ar dentro das duas mãos ficando o som abafado ( mais grave). As mãos devem estar fechadas na parte da frente da gaita como demonstrado na foto abaixo. Ao abrir uma das mãos, o som fica normal ( agudo ) essa diferença entre o grave e o agudo é o efeito que pode ser vibrato, Wha Wha, tremolo ou vários outros nomes.



Para usarmos esse efeito sugiro refazer o trem abrindo a concha logo depois de tocar as primeiras nota aspirada ( 1a, 2a e 3a ) ou seja essa nota deve ter os dois sons o abafado e o normal portanto devemos abrir a mão no meio da música.

  • Compartilhe:

Você pode curtir também

5 comentários