NATO

By Gustavo Sá Fortes - 08:25


Muitos fabricantes geralmente se referem ao nato como "Mogno Oriental", devido à grande semelhança técnica, qualidade e o excelente custo-benefício. A madeira é densa e não é muito fácil para o trabalho de "talhar".

No entanto, está disponível em grandes dimensões e está bem acima da média em propriedades como a resistência ao desgaste, resistência e durabilidade, é uma madeira confiável, forte, usada em corpo e braço de guitarra, violão e baixo; tampo, fundo e lateral de ukulele; lateral e fundo de violão.

O fato de ser uma madeira que possui abundância faz com que o Nato seja uma madeira que não seja tão cara e por conta disso muitos fabricantes chineses e coreanos utilizam o nato em seus instrumentos a fim de apenas baixar o custo.

A madeira pode variar em aparência, com o marrom avermelhado sendo a cor dominante, mas em tons diferentes e, muitas vezes com estrias mais claras ou escuras. Em relação ao timbre tem som macio, pouco volume e boa resposta para graves.

Natowood também é conhecida como Nato rojo, Mora de Guyana, Marobukea, Mora moraboekea, é um nome coletivo para a madeira de árvores Mora (Leguminosae-Caesalpinioideae). As espécies mais conhecidas são Mora excelsa (Mora) e Mora gonggrijpii (Morabukea), com o último contribuindo menos (que ocorrem em uma área menor).

A Epiphone, Takamine, Sx e Giannini entre outras marcas, utilizam o NATO em alguns modelos de seus instrumentos.

Violão Takamine EG 320 com fundo, laterais e braço em Nato

  • Compartilhe:

Você pode curtir também

7 comentários

  1. Acabei de comprar a minha primeira guitarra, uma sg sx. Ouvi relatos que ela não é de mogno e sim de NATO, estava com medo de comprar por causa disso, mas lendo seu artigo decidi comprar, valeu!

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo, Muito legal saber que o post foi útil pra você, espero que você goste da sua guitarra, tocar um instrumento é uma coisa maravilhosa. Fazemos este trabalho justamente para trazer informação e acabar com algumas "lendas urbanas" a respeito dos instrumentos. Ficamos felizes de ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Gustavo!

    Tudo bem?

    Onde consigo comprar desta madeira?

    Um abraço!

    ResponderExcluir