SPRUCE (ESPRUCE)

By Gustavo Sá Fortes - 13:31




Embora não tão bonito quanto o Bordo (maple), é a vencedora de todos os tempos para o tampo de violões "flat top" (tampo plano). Espruce é leve e tem veio apertado. Isto faz com que a madeira, quando corretamente cortada, vibre de maneira muito semelhante a um cone de alto-falante. Melhor ainda, com o passar dos anos, a seiva escondida nos veios seca gradualmente e cristaliza-se, acentuando ainda mais o brilho e qualidade de ressonância da madeira. 


O Spruce é uma das madeiras mais usadas na fabricação de papel e em diversos outros tipos de construção. Na área musical além dos violões é bastante usado na construção de mandolins, violoncelos, violinos e como placa sonora em pianos e harpas.



TIPOS DE SPRUCE

SITKA SPRUCE (Picea sitchensis)


Sitka Spruce é a madeira que é o atual padrão para a construção de tampos de violões e por uma boa razão. Esta madeira oferece um som com potência bastante direta enquanto tende a ter uma maior atuação nos graves.

É uma árvore conífera (como todas as árvores de Spruce) que pode alcançar até 100 metros de altura e é de longe a mais alta espécie de spruce e uma das cinco maiores espécies de árvores do mundo. Além de ser uma árvore que pode alcançar grandes alturas, ela também cresce muito rápido e se adapta facilmente a diferentes condições climáticas sendo fácil de encontrar e produzir. Por conta disso, é mais comumente encontrada e é uma madeira mais barata que outros tipos de Spruce. É uma madeira que conduz o som com muita facilidade.

Árvore de Sitka Spruce

Exemplo de violão com tampo em Sitka Spruce:

Violão Gibson J-185

ENGELMANN SPRUCE (Picea engelmannii)


É uma madeira muito visada para a construção de tampos de violão pela sua incrível ressonância. Com um conteúdo harmônico forte o Engelmann Spruce proporciona um timbre morno e suave que se adapta muito bem para músicas com dinâmicas de palhetada ou dedilhados. O Engelmann Spruce é uma árvore nativa dos Estados Unidos e que cresce somente em altitudes entre 900 a 3650 metros de altitude. É uma árvore que tem um crescimento muito mais lento e que não chega a alturas tão grandes quanto o Sitka Spruce. 

Detalhe da árvore de Engelmann Spruce pouco depois de ser cortada

Exemplo de violão com tampo em Engelmann Spruce:
Violão Ibanez Euphoria EP-9 Steve Vai Signature

EUROPEAN SPRUCE (Picea abies)


Em comparação com outras madeiras o European Spruce, também chamado de German Spruce tem uma tendência a ter o melhor balanceamento entre as habilidades de amplificar e amortecer o som para otimizar o alcance sonoro em violões. O Spruce Alemão (German Spruce), vem de uma de uma vasta área do território europeu que vai da Noruega até a Itália e ao leste das montanhas Carpathian ao redor do Mar Negro. Ela é chamada de Spruce Alemão, pois os principais comerciantes desta madeira eram alemães e não sendo a madeira necessariamente tendo origem alemã.  


ADIRONDACK SPRUCE (Picea Rubens)


Adirondack Spruce também conhecida como Red Spruce é uma das madeiras mais difíceis de se encontrar com boa qualidade hoje em dia. Considerada por muitos como o santo graal na construção de tampos de violão. O Red Spruce tem uma alta velocidade de resposta sonora e tem a maior rigidez ao longo do grão da madeira de todas a espécies usadas na construção de tampos. Assim  como a sitka spruce tem ótimas qualidades de ressonância mas exibe uma maior complexidade de conteúdo harmônico. Uma característica que se percebe é que o Red Spruce não tem tanto sustain quanto o Sitka Spruce mas tampos feitos de Adirondack tem o maior teto de volume de todas as espécies e também um timbre bem encorpado que mantém a clareza em qualquer nível de dinâmica.

O Adirondack Spruce foi muito usado na construção dos famosos violões Martin e Gibson anteriores à segunda Guerra mundial. Estes violões tem hoje um enorme valor no mercado vintage. Vários fabricantes hoje atrelam uma parcela significativa da qualidade sonora destes violões ao uso do Adirondack Spruce. Isto gerou nos últimos 10 a 20 anos uma volta da procura por Adirondack para uso em tampos num esforço para recuperar este som vintage mas os fabricantes tem encontrado bastante dificuldade para conseguir bons pedaços desta madeira.

Exemplo de um tampo de Adirondack Spruce em construção:

Exemplo de tronco de Adirondack Spruce:


  • Compartilhe:

Você pode curtir também

2 comentários