WENGE

By Gustavo Sá Fortes - 12:45




O Wenge apresenta listras marrons chocolate e pretas. É uma madeira estável, pesada e dura, muito indicada para construção de braços de guitarras e baixos. Quanto ao timbre, tem resultados excelentes quando combinada com escalas de Jacarandá Brasileiro (para um timbre com sustain e grave encorpados) e com Ébano (para ter mais ataque e médio-grave definidos). Embora seja uma madeira mais rústica, é muito confortável e permite boa velocidade quando utilizada em braços. Pode ser usada na construção de corpo, veener, braço (mais utilizada) e escala.

Wenge (Millettia laurentii) é uma leguminosa arbórea nativa da República do Congo, Camarões, Gabão e Guiné Equatorial . A espécie está listada como ameaçada na Lista Vermelha da IUCN : Categoria A1cd PT, principalmente devido à destruição de seu habitat e sobre-exploração de madeira.

Esta é uma madeira popular para os construtores de baixo de “boutique” e sua reputação tonal é impressionante. É muito usado na construção de braços sendo combinado com outras madeiras.

Ibanez, Cort e Warwick utilizam essa madeira na construção de braços em sua linha de baixos elétricos.

Baixo Cort B4FL Fretless com braço em Wenge & Rosewood




  • Compartilhe:

Você pode curtir também

2 comentários

  1. Olá! Teho uma dúvida: ouvi dizer que instrumentos com braços construidos em wenge costumam apresentar problemas de estabiidade. Fato causado por esta madeira ser muito fibrosa. Isso procede?

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavo, Não sou um especialista mas dentro do que eu conheço vou tentar te ajudar. por este motivo pergunto. O que você considera como "problema de estabilidade" ?
    Um abraço

    ResponderExcluir