ASH (FREIXO)

By Gustavo Sá Fortes - 07:10



O Ash, também conhecida no Brasil como Freixo é uma madeira que faz parte do gênero botânico Fraxinus que contém de 45 a 65 espécies de árvores diferentes. Existem basicamente dois tipos de Ash usados em instrumentos musicais: Northern Ash (conhecido como White Ash, gênero botânico Fraxinus americana) e o Swamp Ash (conhecido também como Black Ash, gênero botânico Fraxinus caroliniana).
O Northern Ash ou White Ash é bastante duro, pesado e denso. A sua densidade contribui para ela ter um som brilhante e bastante sustain que faz com ela seja bastante popular. Já o Swamp Ash é uma madeira visada por vários motivos, tem um timbre bem balanceado entre o brilhante e o mais encorpado, produz uma sonoridade um tanto estalada e é bem mais leve do que o Northern Ash, o que faz com que o Swamp Ash seja chamada também de Light Ash ou Little Ash
O Ash, em seus diferentes tipos, é encontrado praticamente no mundo inteiro, mas os tipos mais usados na construção de instrumentos, a Fraxinus americana e a Fraxinus caroliniana são nativas dos Estados Unidos e Canadá. Existem outras espécies de Ash que são usadas na construção de instrumentos, mas como tem características muito similares entre si, estas espécies diferentes acabam sendo chamadas ou de Swamp Ash ou somente de Ash no mercado musical.
O Ash é um dos ingredientes mais clássicos usado na construção de guitarras tipo Telecaster, atualmente o Swamp Ash é bastante usado também na construção de baixos com acabamento natural pela beleza da madeira. Considerada um material de primeira, é bastante usada em guitarras CustomShop. Foi usada também nas primeiras stratos. Atualmente é usado nos modelos mais caros da Fender. Som mais "blueseiro".


Pedaço de Swamp Ash com os veios aparentes

Uma curiosidade sobre o Ash é que por ser uma madeira extremamente comum nos Estados Unidos ela é usada para quase tudo, de cabos de ferramentas, a gaiolas para se pescar lagostas e até tacos de baseball.
Exemplo de baixo com corpo em Swamp Ash:
Baixo Cort Action DLX V com corpo em Swamp Ash

Dois exemplos de guitarras com corpo em Ash:
Ibanez RG 471 AH

Guitarra Cort G 260 






  • Compartilhe:

Você pode curtir também

4 comentários

  1. Por favor fale algo sobre Piebald Ash. Abração !

    ResponderExcluir
  2. Olá Edimar, Perdoe pelo tempo muito longo para responder, o blog passou por um período de inatividade mas agora estamos retornando com a produção de novos conteúdos e revisão com atualização dos textos antigos, iremos pesquisar sobre piebald ash com certeza.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, gostaria de saber, onde encontrar a madeira FREIXO no Brasil, para produção de móveis. no aguardo, obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa noite excelente material de estudos e apresentação,me tire uma dúvida....,o avião 14 bis de santos Dumont fora construído com a madeira freijó ou Freixo tendo em vista a madeira freijó e oriunda da América Latina e de baixa resistência... como a madeira freijó foi parar no 14 bis? Sendo lá na França? Grato fico no aguardo para respostas.

    ResponderExcluir