HISTÓRIA DA LES PAUL | Parte 4

By Beto Laureano - 11:40


GIBSON LES PAUL 1957 GOLDTOP

Continuando a história da Les Paul com um capítulo que algumas pessoas não dão assim tanta importância mas que marca a junção de duas inovações importantes e que prepararam a cena para o que depois ficaria conhecido como sendo a Les Paul Standard.


As inovações das quais estamos falando são a ponte Tune-o-Matic e o captador humbucker; e a guitarra que colocou estas duas peças juntas foi a Les Paul Goldtop 1957.






Já falamos bem sobre a invenção do humbucker desenvolvido pelo técnico da gibson Seth Lover e que ficou conhecido como P.A.F mudando a história da guitarra para sempre no capítulo 02 e no capítulo 03 dessa história aqui no blog. Já sobre a Tune-o-Matic falaremos um pouco mais agora.

A ponte Tune-o-Matic foi desenvolvida pessoalmente pelo presidente da Gibson na época Ted MCcarty em 1954 e veio para resolver um problema que acometia as Les Pauls da época: a entonação. Todos os modelos de ponte que a Gibson tinha disponível até aquele momento permitiam ajustes mais básicos de altura de corda e regulagem geral do instrumento, era muito difícil fazer com a guitarra ficasse com as oitavas perfeitamente reguladas.

Com o sistema de ponte em duas peças da Tune-o-matic separando a ponte em si do cordal e os parafusos para ajustes individuais de altura em cada corda a nova ponte transformou a Les Paul numa guitarra ainda mais precisa em termos de entonação. Em conjunto com a gigantesca inovação que foram os captadores Humbuckers a Les Paul 1957 marcou o início de uma nova era na construção de guitarras.

Abaixo alguns exemplos de pontes utilizadas pela Gibson antes da invenção da Tune-o-matic.  

Ponte de madeira usada até hoje em guitarras semi-acústicas

Ponte com cordal embutido encontrado na Les Paul 1952

A ponte Wraparound foi introduzida no fim de 1953 e já estabeleceu um parâmetro de design que foi usado depois na Tune-o-matic

Um detalhe interessante é que até 1954 a Wraparound era angulada nas cordas mais
graves

Em 1955 a Wraparound sofreu uma modificação e passou a ser reta

A Tune-o-Matic em duas peças acabou se tornando a ponte padrão nas Les Paul e em diversos outros modelos da Gibson até hoje.


Os anos de 54 e 55 foram fundamentais para a Gibson no desenvolvimento tanto do humbucker quanto da Tune-o-matic mas estas inovações só começaram mesmo a chegar no mercado a partir de 1956

A ponte tune-o-matic como ela é hoje em dia numa Les Paul Studio Tribute 50's



  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários