ÉBANO

By Gustavo Sá Fortes - 13:16


 

O Ébano é uma madeira de altíssima densidade, muito sustain, alta reflexibilidade, muito estável e timbre que é muito bem centrado nas frequências médias não caindo nem tanto para o grave e nem para o agudo; é uma das madeiras mais cobiçadas para escalas de instrumentos devido a sua dureza e alta resistência a empenamentos.

As escalas em ébano para instrumentos de cordas são muito cobiçadas pois tem um timbre que fica bem centrado na região dos médios trazendo um som morno e bastante agradável.

Ébano é a designação comum às árvores do gênero Diospyros, da família das ebenáceas. Estas árvores produzem uma madeira nobre e na maior parte das vezes muito escura e densa. De origem africana, é rara e está em extinção, foi muito utilizada na fabricação (além de instrumentos) de mobiliário e objetos decorativos.

Detalhe de uma escala em ébano

Na fabricação de instrumentos musicais, o ébano, é utilizado para fabricar o espelho dos violinos, as teclas pretas dos pianos e outros instrumentos de corda, por se tornar um mineral resistente, duradouro e bonito. O ébano é utilizado na construção do clarinete, da flauta transversa, do oboé e do corne inglês além de escalas de guitarras elétricas por ser uma madeira muito dura.

Existem basicamente dois tipos de ébano usados em instrumentos musicais o Ébano de Macassar e o Ébano do Gabão ou Ébano de Madagascar.

Ébano do Gabão é o preferido por sua cor pura e profundamente negra. Dependendo do país de origem ela também é chamada de ébano de Camarões ou Ébano de Madagascar. Esta variedade do ébano é a que tem a cor mais escura. Escalas de guitarras construídas em ébano tem por característica serem bastante confortáveis e macias de tocar.


Ébano do Gabão

O ébano de Macassar é também uma madeira bem escura, mas em geral não chega a ser negra como o ébano africano. Ela tem leves manchas castanhas e normalmente é chamado também deÉbano douradopor conta das suas listras que vão do cinza ao amarelo. O Ébano de Macassar é encontrado na parte mais sul da Índia e não é tão raro quanto o seu parente africano, por isso é bem mais utilizado na fabricação de instrumentos, muitas vezes ele chega até a ser tingido para se parecer mais com o ébano do gabão.

Ébano de Macassar

Toco de árvore de Ébano


EBONOL

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é Ebonol e a sua relação com o ébano. O Ebonol é um polímero sintético feito de papel preto e resina fenólica laminados e prensados, resina fenólica é um polímero conhecido por ter sido o primeiro completamente sintetizado que marcou o início da “Era dos Plásticos”. Ela é utilizada em diversas funções, de revestimento de móveis a cabo de panelas.

O Ebonol é um material barato, fácil de ser trabalhado, possui uma coloração negra muito parecida com o ébano, é bastante aderente quando colada em madeira e também possui um som similar ao ébano bastante estalado.

O Ebonol é muito utilizado na construção de escalas de baixo, em muitos casos baixos fretless. Não é tão comum o seu uso em guitarras.

Baixo Squier Deluxe Jazz Bass Active V com escala em ebonol

Baixos Cort Curbow 4 e Curbow 5 com escala em Ebonol


Baixo Ibanez SR300 F com escala fretless em ebonol
(o baixo não tem os trastes apenas as marcações)




  • Compartilhe:

Você pode curtir também

2 comentários