JACARANDÁ (ROSEWOOD)

By Gustavo Sá Fortes - 18:42


O Jacarandá, também conhecido como rosewood é uma madeira que faz parte do gênero botânico Dalbergia e em geral possui uma coloração profunda que fica entre o vermelho e o marrom e ocasionalmente possui listras pretas e/ou roxas.


É uma madeira de alta densidade, com muito sustain, alta reflexibilidade, muito estável, timbre grave e estalado, e é sem dúvida uma das madeiras mais cobiçadas em instrumentos musicais; muito utilizada em fundo e lateral de violões, além de escala, e em raros casos corpo de guitarra e baixo.

Dentre as espécies de Jacarandá mais apreciadas para a construção de instrumentos musicais está o Jacarandá brasileiro, conhecido também como Jacarandá da Bahia ou Brazilian Rosewood em inglês. Esta madeira é altamente durável e muito resistente quando usada para a construção de escalas o que facilita também a colocação dos trastes. 


Jacarandá brasileiro ou Jacarandá da Bahia como também é conhecido

O Jacarandá brasileiro foi amplamente usado na construção de instrumentos musicais durante as décadas de 50 e 60 e também teve outros usos como construção de móveis de luxo. 

Estes instrumentos hoje são raros e tem um amplo valor no mercado vintage uma vez que desde 1992, o Jacarandá da Bahia é protegido pela Convenção do Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas e a sua distribuição é extremamente limitada, o que a torna uma madeira cara; apesar disso, alguns fabricantes ainda conseguem pequenas quantidades para usar na construção de escalas e veeners (finas camadas de madeira para sobreposição, revestimento ou incrustação de madeira)

Por fazer parte de um gênero de árvores que possui diversas espécies o rosewood é ainda hoje uma das madeiras mais comuns na fabricação de instrumentos, principalmente escalas, uma vez que a porosidade natural do jacarandá dificulta a sua utilização na construção de corpos de guitarras sólidas pois estas madeiras demandam uma grande quantidade de selador além do tempo e mão-de obra que consomem, tornando assim o processo de se construir um corpo em Jacarandá bastante caro.

Exemplo de guitarra com escala em Rosewood:

Guitarra Ibanez Prestige S 2170

Em termos de beleza um bom substituto para o Jacarandá da Bahia é o chamado Santos Rosewood, também característico do Brasil. Apesar de não fazer parte do gênero Dalbergia, o Santos Rosewood é o que chega mais perto em termos de visual e características sonoras ao Brazilian Rosewood. Uma diferença básica é que o Santos Rosewood é uma madeira que em comparação ao Jacarandá da Bahia é bem mais difícil de secar e de se trabalhar em termos de marcenaria.

Santos Rosewood

Outro tipo de Rosewood bem apreciada na construção de instrumentos de corda é a chamada Indian Rosewood, Ela faz parte do gênero Dalbergia sisso e é uma madeira extremamente densa, forte e durável e em termos de preço não é tão proibitiva quanto os tipos mais raros de rosewood. Em termos de som ela possui a característica de ter um grave profundo e um brilho nos agudos. Tem menos médios se comparado com mogno.

Indian Rosewood


OUTROS TIPOS DE ROSEWOOD

Existem muitas madeiras que são chamadas de “rosewood”. Na verdade é a madeira mais comum encontrada nas escalas de instrumentos de corda hoje em dia Aí é que entra um detalhe interessante, as madeiras que são chamadas pelos puristas de “verdadeiras Rosewoods” são as árvores que fazem parte do gênero botânico Dalbergia como é o caso da Indian Rosewood e da nossa Brazilian Rosewood. Estas outras madeiras usadas na maioria das escalas de hoje em dia normalmente fazem parte de algum gênero leguminoso que possui madeiras com características similares as rosewood. Sendo assim elas são comercialmente chamadas de rosewood e por conta disso é bem difícil conhecer a origem exata de cada uma destas madeiras.

As grandes empresas construtoras de instrumentos utilizam o Rosewood na construção de escalas uma vez que como dissemos acima o processo de se trabalhar a madeira na construção de um corpo ou braço é bastante complexo e dispendioso, principalmente para se construir em série. Mas as exceções existem.

FENDER ROSEWOOD TELECASTER

Um instrumento que se tornou lendário é a rosewood telecaster que pertenceu à George Harrison. Em 1969 a Fender estava com planos de lançar uma linha custom de guitarras telecaster e stratocaster todas feitas em rosewood e como estratégia promocional iriam presentear George Harrison com um protótipo do modelo Telecaster e Jimi Hendrix com um protótipo do modelo Stratocaster.

Como os Beatles estavam a beira de gravar um novo disco e um filme a Fender deu prioridade para construir o modelo Telecaster de George e hoje não se sabe nem se o modelo de Jimi chegou a ser concluído.

A guitarra foi construída com um filete de maple prensado com um fundo e um tampo sólido de rosewood, um braço e uma escala também em rosewood. George Harrison usou a guitarra na famosa apresentação dos Beatles no telhado da gravadora Apple e na gravação do disco Let it Be.

No final a Fender acabou desistindo da ideia de lançar a linha de guitarras rosewood e se limitou (alguns anos depois) a fazer alguns modelos Custom shop réplicas do protótipo de George Harrison.


George Harrison usando a Fender Rosewood Telecaster

Dhani Harrison posando com a famosa guitarra da coleção do pai





  • Compartilhe:

Você pode curtir também

13 comentários

  1. Afinal de contas, jacarandá e rosewood são a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacarandá da Bahia é o Brazilian Rosewood. Indian Rosewood é outra árvore da família. Hoje em dia é proibido o corte e comercialização do Jacarandá, ou seja, procure por instrumentos antigos, e se ver pessoas vendendo Jacarandá denuncie. Temos que proteger nosso ambiente e o que é de nosso país.

      Excluir
  2. Afinal de contas, jacarandá e rosewood são a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  3. Sim, Daniel. Jacarandá é o nome brasileiro para Rosewood.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, repare que o texto acima fala do Santos Rosewood. O Jacaranda da Bahia não é a mesma coisa que rosewood, pois existem várias espécies de madeira que são chamadas de rosewood. O Jacarandá da Bahia é o Dalbergia Nigra. Essa espécie é protegida no Brasil e também na lista CITES, mas existem outras espécies com sonoridades maravilhosas, alguns dizem até melhores que o Jacarandá da Bahia, e que tem sua venda permitida porque não constam na CITES LIST.

      Excluir
  4. EU tenho um violão del vecchio dos anos 80 em jacarandá legitimo,e um violão di giorgio folk cautry em rosewood,ambos são muito bons.

    ResponderExcluir
  5. EU tenho um violão del vecchio dos anos 80 em jacarandá legitimo,e um violão di giorgio folk cautry em rosewood,ambos são muito bons.

    ResponderExcluir
  6. Como reconhecer um móvel de jacarandá?

    ResponderExcluir
  7. A madeira angelim presta pra instrumento

    ResponderExcluir
  8. tenho um estandarte e uma queixeira de jacaranda da bahia em meu violino, realmente é lindo demais e sempre me perguntam q madeira q é, outra madeira proibida é o Pau Brasil, nesse nós violinistas sofremos pois o melhor arco de violino sempre será de Pau Brasil, isso é indiscutível, os Archetiers brasileiros e do mundo inteiro se juntaram para fazer cultivo dele pois essa madeira é crucial para a arte de tocar violino, ainda bem q ja comprei meu arco de Pau Brasil com um archetier de confiança q ja estocou madeira proveniente de moveis e pontes antigas

    ResponderExcluir