CEDRO

By Gustavo Sá Fortes - 12:41


O cedro é uma das poucas alternativas para substituir espruce na confecção de tampos planos em violões. Tem brilho, leveza, e a cor vermelho profundo adiciona um "look" diferenciado ao instrumento. O cedro em geral é uma madeira de baixa densidade, de fácil manuseio.

Com bom sustain, estável, com timbre mais grave e aveludado; é utilizada na construção de corpos e braços de guitarras e baixos, reforço interno de violão, além de fundo e faixa de violão ou tampo. É também usado em corpo de rabecas, congas, atabaques e pandeiros.

Por ser relativamente fácil de trabalhar o cedro é uma madeira com diversos usos além de instrumentos musicais. Ela é usada na construção civil, construção naval, molduras para quadros e artigos de escritório.

O cedro brasileiro tem 3 espécies: odorata, mais leve, ocorre na Amazônia; fissilis, chamado popularmente de cedro vermelho ou rosa, que ocorre em vários estados centrais e do Sul do país; e angustifolia, que é o mais pesado e raro, ocorrendo em Minas Gerais. Estas denominações de origem são de alguma forma genéricas uma vez que as regiões e as matas se interpenetram mutuamente.

A espécie Cedrela odorata está incluída da CITES (Convenção Sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção) e, para exportação de madeira serrada e laminados é necessária a emissão de Certificado de origem, as outras espécies não estão incluídas nesta convenção. Algumas fábricas brasileiras e luthiers independentes utilizam o cedro em seus instrumentos.

A Tagima foi pioneira neste aspecto aqui no Brasil. Seu luthier chefe o renomado Márcio Zaganin recomenda esta madeira devido à seu ótimo sustain e beleza. Sendo uma madeira brasileira o custo de produção com o cedro aqui fica muito mais barato se comparado com madeiras importadas uma vez que o custo de importação e os impostos no Brasil são extremamente altos.

Exemplo de guitarras com o corpo em Cedro:


Guitarra Tagima E2 Edu Ardanuy Siganture

Guitarra Tagima T 737 Custom com corpo em Cedro





  • Compartilhe:

Você pode curtir também

4 comentários

  1. Olá. Achei muito interessante essa série de artigos sobre madeiras.
    Você poderia falar um pouco sobre o cedro indiano? Ele tem muita diferença com o brasileiro?

    ResponderExcluir
  2. Olá Lukas,
    Muito obrigado pelos elogios, foi uma pesquisa intensa de quase um ano para escrever todos estes artigos e ainda sim tanta coisa ainda temos para falar.
    Sobre o Cedro indiano preciso pesquisar um pouco mais para entender melhor as diferenças dele para o brasileiro. Uma coisa que posso dizer de antemão é que toda madeira possui uma infinidade de fatores que podem fazê-la boa ou ruim para a construção de instrumentos musicais (melhor ou pior é uma questão de gosto) esses fatores vão desde questões biológicas como o tipo de solo, a quantidade de chuva, o clima do lugar onde a árvore cresce até fatores que tem a ver com o trato humano como o tipo de secagem a que a madeira foi submetida, quanto tempo de secagem, o tipo de corte que foi feito e por aí vai...são muitas variáveis. Além de estar preparando posts sobre algumas madeiras que ainda não falamos aqui como padouk e poplar em breve faremos algumas atualizações com novas fotos e informações das madeiras que já estão no ar...pode deixar que vou pesquisar mais sobre o Cedro indiano!! Um abraço e obrigado por visitar o blog !!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, sempre que preciso de algumas informações sobre madeiras, eu procuro esse site.
    Poderia dar mais informação se é uma boa opção fazer braços com o cedro? Ou se el pode se deformar com facilidade em vista do peso atuante na ação das cordas?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,muito interessante essas matérias sobre os tipos de madeiras. Parabéns pelas informações prestadas. Tinha dúvidas sobre qual madeira ideal pra nova guitarra que pretendo comprar, ao ler a matéria, tirei minhas dúvidas. Agradecido

    ResponderExcluir