Captadores de Baixo (em edição)

By Unknown - 07:11




Captadores para Baixo


  Assim como para guitarra, há um grande número de variáveis a serem consideradas na hora de buscar o timbre ideal para o seu baixo. A chave entre todas as variáveis para um bom timbre num baixo está nos captadores.

Enquanto há muitas coisas que contribuem para o timbre e o tom do seu baixo (tipos de madeiras, cordas, etc), os captadores são os principais contribuintes que merecem a nossa atenção. Vamos ver então os diferentes tipos de captadores para baixo.



Captadores para baixo: Captadores Passivos




 Os captadores passivos foram os primeiros a serem usados para os baixos. Captadores passivos tendem a ser mais cheios com uma tonalidade mais “gorda”. Os captadores passivos não dão a você muito controle sobre o timbre. Com captadores passivos você pode apenas utilizar as frequências mais agudas e graves através do tone. Isso significa que você só pode reduzir as tonalidades graves e agudas dos captadores. Isso não é necessariamente algo ruim, é apenas uma característica de não poder moldar tanto assim as tonalidades dos captadores passivos.






 Baixo Fender Standart com captadores passivos
            


Captadores passivos usam ímãs maiores e podem pegar mais barulho e interferências do que captadores ativos.





                                                 Captadores passivos com sistema ativo



 Temos também modelos de baixos com captação passiva e circuitos ativos no qual apenas o circuito é alimentado por uma bateria de 9V. Com isso o baixista terá mais opções de timbragem devido a gama de opções que o circuito proporciona, como um controle individual de graves , médios e agudos. 



Baixo Cort A4 com captadores passivos e circuito ativo






Captadores Single-Coil




Os captadores single-coil possuem uma bobina envolta do ímã do captador. São os captadores mais simples e os mais populares, oferecendo um som mais limpo e brilhante. Uma desvantagem deles é que eles captam com mais facilidade os ruídos externos, emitindo assim um zumbido chato. Ondas de rádio, monitor do pc, e luz fluorescente podem ser uma dessas causas.







                                                         Captador Single Coil Baixo           


       Geddy Lee ( Rush) usuário de captadores single coil

           

                                                  Canal Oficial da Seymor Duncan Demonstrando
                                                                   seu pickup : SJB-1
                             
Se você  usar 2 captadores single coil (em um Fender Jazz Bass) e os volumes dos captadores forem ajustados de forma igual, esse barulho tende a sumir.






Captadores Double-Coil – Humbuckers



Assim como usar 2 captadores Single Coil é bom para eliminar o ruído ou o “Hum”, os captadores humbuckers ou Double-Coil foram projeitos para eliminar esse problema de uma só vez com um único  captador. O captador humbucker tem um tom “gordo” e “pesado”, facilmente associado às Les Pauls e SGs, se contrapondo ao tom “limpo” e “brilhante” dos captadores Single Coil, das Strato e Telecasters. Com suas duas bobinas, os Humbuckers são capazes de eliminar praticamente todos os ruídos anômalos causados pelos campos magnéticos do ambiente.
                                                           Captador Humbucker baixo
 


John Myung (Dream Theather).
  com Captadores Humbucker na ponte
   

                                              Canal Oficial da Ernie Ball Music Man Demonstrando                                                                                                                      seus pickups                               


Captadores Split-Coil



O captador Split Coil é simplesmente um captador com bobina dupla separada. Isso você vê normalmente nos baixos Precision. Em vez de um humbucker embaixo das 4 cordas, o captador é dividido em 2, cada um com o seu par de corda. É uma boa alternativa para quem quer um som mais limpo com a eficiência de um humcking para eliminar os ruídos.




                                                            Captadores Split-Coil 



  Steve Harris com seu baixo Fender American Precision
                      


                                                 Canal Oficial da Seymor Duncan Demonstrando

                                                                   seu pickup : SPB-1




Captador Soapbar



Este nome refere-se à sua forma física, aparentando-se como um “sabão preto”. Apresenta um som mais aveludado, e "gordo", captador versátil para muitos estilos musicais. Frequentemente encontrado em baixos de 5 ou 6 cordas.




                                                            Captadores Soap Bar






                                       Felipe Andreoli com seu baixo com captadores Soap Bar




                                               Canal Oficial da Seymor Duncan Demonstrando
                                                                        seu pickup : NYC


 Captadores Ativos


 Os captadores ativos usam um pré-amplificador ou pré-amp . O pré-amp é alimentado por uma bateria de 9 volts (ou às vezes 2 – um sistema de 18 volts). O pré-amplificador permite frequências tanto cut quanto boost. Isso lhe dá mais controle sobre o tom do seu baixo. O quanto controle que você tem, depende dos recursos do seu pré-amp. Enquanto que alguns pré-amps tem controles sobre os graves e agudos, outros sobre tons médios e outros extras.

Se a bateria morrer, muitos sistemas de captação ativa consequentemente vão parar de funcionar.






                                                           Baixo com captação Ativa



Os captadores ativos são mais “potentes”, ou seja com mais saída que os captadores passivos. Isso ocorre porque há menos perda de sinal no caminho para o amplificador do baixo, fazendo com que sejam mais claros e brilhantes. Os captadores ativos usam ímãs menores e sujeitos a menos interferências externas e outros ruídos de captação externa. Mas alguns pré-amps podem ser barulhentos ou ruidosos, especialmente quando você aumenta o agudo.

A princípio, especialmente se você for iniciante, pode ser difícil fazer uma distinção sonora entre um captador passivo e um captador ativo, você vai precisar ouvir pessoalmente e experimentar nos baixos com esses dois sistemas de captação.




                                          Canal Oficial da Seymor Duncan Demonstrando

                                                               seu pickup : Blackouts




Captadores Piezoelétricos e Magnéticos



Agora que fizemos essa distinção básica entre um captador ativo e um captador passivo, agora vamos ver os outros tipos de captadores para baixo que podem cair em qualquer categoria ativa ou passiva.

Outras duas formas bem distintas de definir os captadores é entre piezo elétricos e magnéticos. Os captadores Magnéticos fazem exatamente o que o seu nome sugere: eles usam campos magnéticos para “pegar” as vibrações das cordas, e transmitir o sinal do seu baixo através do cabo para o seu amplificador. Eles devem ser ajustados para não ter contato com a corda, pois a captação da vibração acontece no ar mesmo.

Os captadores piezoelétricos (vamos abreviar para piezo) usam cristais para captar as vibrações. No entanto, os captadores piezos são geralmente montados sob a sela ou a ponte do seu baixo, e capta diretamente as vibrações do contato da corda com a sela / ponte. Esta é a diferença fundamental entre os dois captadores.

Os captadores piezos são os mais incomuns de serem encontrados, normalmente é mais encontrado em violões e em contrabaixos de alto custo. Nos baixos, eles são geralmente combinados com captadores magnéticos padrão, com um pré-amplificador para misturar os dois tipos ou ignorar um em favor do outro.






 Baixo Manne exemplo de captação piezo na ponte

  • Compartilhe:

Você pode curtir também

4 comentários